69. O aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas: a cognitiva, a analítica, a comportamental e a habilidade de ação. Aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes sobre definição de objetivos e formulação de políticas e as idéias sistematizadas sobre estruturas, processos, técnicas e comportamentos organizacionais é objetivo da dimensão.
A) comportamental e da habilidade de ação.
B) cognitiva e da analítica
c) cognitiva.
D) habilidade de ação.
E) analítica
Resolução:
Segundo Motta, o aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas:
I - habilidade cognitiva
Significa ser informado e aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais.
II - habilidade analítica
É aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para rearrumá-los na busca de novas soluções. Aprende-se a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas.
III - habilidade comportamental
Significa adquirir novas maneiras de interação humana, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Envolve, por exemplo, novas formas de comunicação, de interagir em pequenos grupos, de exercer ou de lidar com poder de autoridade.
IV - habilidade de ação
Denota a capacidade de interferir intencionalmente no sistema organizacional, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto organizacional em que atua, além do comprometimento com a missão sócio-econômica da instituição em que trabalha.
Assim, está correta somente a alternativa "C".
Fonte:
MOTTA, P. R. Transformação Organizacional: a teoria e prática de inovar. 4ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
0 comentários:
Postar um comentário