Execução dos trabalhos de fiscalização tributária.
A atuação da Administração Tributária deve obediência aos princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, razoabilidade, interesse público, eficiência e motivação dos atos administrativos. Em relação aos trabalhos de fiscalização, a Lei Complementar nº 939/03, em seu art. 9º, estabelece que os memos devem ser precedidos de emissão de ordem de fiscalização, notificação ou outro ato administrativo autorizando a execução de quaisquer procedimentos fiscais.
Desconto composto racional x desconto composto comercial.
No desconto composto racional a taxa de juros é aplicada sobre o valor atual (VA) do título. Esse modo de desconto torna a operação mais justa pois os encargos são aplicados sobre o valor líquido. No desconto composto comercial os encargos são aplicados sobre o valor futuro (VF) da operação. Neste caso, há um prejuízo para o tomador, pois está pagando juros inclusive sobre o valor do desconto (D), que de fato não está ficando consigo.
Taxa Mínima de Atratividade
Utilização da Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e Valor Presente Líquido (VPL) como fatores de decisão entre dois projetos de investimento.
Contabilização de dividendos de participações societárias.
Os lucros ou dividendos recebidos por pessoa jurídica, em decorrência de participação societária avaliada pelo custo de aquisição, podem ser contabilizados de duas formas, dependendo do prazo decorrido desde aquisição do investimento.
ISS-BH - Edital do Concurso para Auditor Fiscal e Auditor Técnico
EDITAL 04/2011 Concurso Público para provimento dos cargos públicos efetivos de Auditor Fiscal de Tributos Municipais e Auditor Técnico de Tributos Municipais da Carreira dos Servidores da Área da Tributação do Quadro Geral de Pessoal da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Belo Horizonte.
BANNER NOVO
sábado, 26 de junho de 2010
Modificações na opinião do auditor independente
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Decretação de falência de empresário individual
Crime de corrupção ativa
Alienação de Ações em Tesouraria
(A) resultado não-operacional.
(B) resultado operacional.
(C) ajustes de exercícios anteriores.
(D) patrimônio líquido.
(E) ágio na alienação de investimentos.
Comentário:
A classificação das contas das contas do Passivo da empresa faz-se com a utilização dos grupos Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido.
O Patrimônio Líquido divide-se em Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
Ações em Tesouraria correspondem às ações de emissão da companhia e que ela própria adquiriu. Na ocasião dessa aquisição, a companhia faz o seguinte lançamento:
D - Ações em Tesouria
C - Caixa
O resultado na negociação dessas ações não interfere na apuração do resultado da companhia e o lucro ou prejuízo na referida negociação deverá ser contabilizado diretamente em contas do Patrimônio Líquido.
Na alienação com lucro:
D - Caixa
C - Ações em Tesouraria
C - Reserva de Capital - Lucro na alienação
Na alienação com prejuízo
D - Caixa
D - Reserva de Lucro, ou de Capital (conforme a origem dos recursos utilizados para aquisição)
C - Ações em Tesouraria
De acordo com a Instrução CVM nº 10/1980, somente podem adquirir ações de sua emissão, para efeito de cancelamento ou permanência em tesouraria, e posteriormente aliená-las, as companhias abertas cujo estatuto social atribua ao conselho de administração poderes para autorizar tal procedimento.
Resposta: Letra D