PARTE 1

PARTE 2

Busca Ninja

BANNER NOVO

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras elaboradas e divulgadas por uma entidade

1 - Assinale abaixo a única opção que expressa uma afirmativa errada.

a) As demonstrações financeiras são parte integrante das informações contábeis elaboradas e divulgadas por uma entidade.

b) O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.

c) As informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial.

d) As informações sobre o desempenho da entidade são basicamente fornecidas na demonstração do resultado.

e) As informações sobre as mutações na posição financeira da entidade são fornecidas nas demonstrações contábeis por meio de uma demonstração em separado.

Comentários e resposta da questão:

Esta questão foi inteiramente retirada do Pronunciamento Conceitual Básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

A estrutura conceitual contida neste pronunciamento estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e apresentação de demonstrações contábeis a usuários externos.

Foram copiados os itens 7, 12 e 19, com pequena modificação em relação ao item 7, porque as demostrações contábeis é que fazem parte das informações financeiras, tornando errada a alternativa A.

"7. As demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis.

12. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.

19. As informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial. As informações sobre o desempenho são basicamente fornecidas na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são fornecidas nas demonstrações contábeis por meio de uma demonstração em separado, tal como a de fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos etc."

Resposta: Letra A

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More