PARTE 1

PARTE 2

Busca Ninja

BANNER NOVO

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Auditoria Externa: Existência de duplicatas quitadas sem registro contábil

51. Nos trabalhos de auditoria externa, o profissional encarregado de revisar as contas a pagar da Cia. Madeirense verificou a existência de várias duplicatas quitadas, emitidas por fornecedores da companhia, mas cuja baixa não tinha sido registrada na escrituração contábil. Esse fato constitui um indício de
(A) falta de origem para suprimentos de caixa.
(B) subestimação de passivos.
(C) passivo fictício.
(D) passivo real a descoberto.
(E) passivo oculto.


De acordo com a NBC-PA 200, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, que é alcançada mediante a expressão de uma opinião pelo auditor independente sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os seus aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

Assim, o auditor deve, ao  conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.

Uma das distorções que podem ser encontradas na contabilidade da empresa auditada é a existência de passivos fictícios, isto é, o registro de obrigações a pagar que, de fato, já estejam quitadas. Esta é uma situação que pode configurar crime contra a administração tributária, previsto na Lei nº 8.137/90, pois se o passivo já está liquidado, houve uma saída de ativo que a empresa não teve como registrar, caracterizando uma omissão de receita. Representa, assim, um indício de fraude.

O auditor externo não é autoridade legal ou fazendária, mas é sua obrigação indicar em seu relatório fatos que indiquem risco para a continuidade para empresa ou que possam reduzir os seus resultados, a exemplo dos crimes contra a ordem tributária.

Resposta: Letra C

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More