PARTE 1

PARTE 2

Busca Ninja

BANNER NOVO

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Auditoria Interna e Auditoria Externa: Funções e relações de dependência

35- Assinale a assertiva correta quanto às características da auditoria interna e externa.

a) A auditoria interna é independente da empresa e a auditoria externa deve realizar testes nos controles internos e modificá-los quando necessário.

b) A auditoria interna é obrigatória, conforme determina a Lei 6.404/76, e a auditoria externa deve disponibilizar seus papéis de trabalho sempre que solicitados.

c) A auditoria interna tem como objetivo atender à gestão da empresa e a auditoria externa atender às necessidades da diretoria da empresa.

d) A auditoria interna não avalia os controles internos e a auditoria externa os elabora, modifica e implanta na empresa auditada.

e) A auditoria interna tem como objetivo a revisão das atividades da empresa continuamente e a auditoria externa é independente em todos os aspectos.

Tópico do programa: 2. Auditoria Interna Versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições - Programa AFRFB - 2009


A auditoria externa é independente da empresa em todos os aspectos. Tem entre seus objetivos emitir uma parecer sobre os demonstrativos contábeis da entidade, o qual deverá confirmar, ou não, que referidos demonstrativos informam com clareza a verdadeira situação financeira e patrimonial da empresa.

A auditoria externa, de acordo com a Lei 6.404/76, é obrigatória para as empresas que possuem ações negociadas em bolsa de valores.

Na realização dos seus trabalhos, o auditor externo confecciona papéis de trabalho, que servirão de base para emissão do seu parecer. Esses papéis são de sua propriedade e não há obrigação de serem disponibilizados à empresa.

Quanto à auditoria interna, esta é constituída de funcionários da própria empresa e tem por função assessorar a administração da sociedade. Seu objetivo é atender à gestão da empresa.

Nessa função, o auditor interno deve executar procedimentos que visam verificar a veracidade das informações contábeis, além de análisar aspectos administrativos, como a realização de testes nos controles internos. A auditoria interna implanta os controles internos, faz sua availiação e modifica-os quando necessário.

Em resumo, a auditoria externa tem a função de emitir um parecer e é independente em todos os aspectos, e a auditoria interna tem o objetivo de revisar continuamente as atividades da empresa, assessorando a sua administração.

Resposta: Letra E

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mostre aos seus amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More